Processamento em Geral

A fim de contribuir para melhorar a clareza e a transparência do nosso processo de avaliação dos materiais submetidos, está atualmente em vigor um novo procedimento. 

Apresenta-se a seguir um esquema ilustrativo destas sequências, seguido de pormenores adicionais:

Após a submissão, o Gabinete Editorial e o Editor-Chefe efetuam uma verificação primária e decidem se o material deve ser devolvido aos autores (recusa ou melhoria para reenvio) ou se pode prosseguir para revisão.

 

Seleção do editor executivo

O autor pode sugerir o Editor Executivo que irá gerir o processo de acordo com a área de especialização e o Editor disponível. No entanto, esta será sempre uma decisão do editor-chefe, que seleciona o editor executivo para relaizar esta verificação secundária e escolher os revisores adequados.

O processo é duplamente oculto para autores e revisores.

 

Políticas de revisão por pares

(as diretrizes adotadas baseiam-se nas Diretrizes de Boas Práticas do COPE para Editores de Revistas [ver mais aqui]).

Uma vez submetido, o manuscrito é atribuído a um editor (executivo) para avaliação e decisão sobre a solidez técnica e científica do manuscrito e a sua aceitação para revisão por pares. Na fase de submissão, os autores podem sugerir potenciais revisores, embora essas sugestões possam não ser seguidas.

Fornecemos aos revisores e autores, um acesso seguro ao manuscrito,  mantendo o total anonimato (pessoal e institucional) de todos os autores. Os revisores não são identificados aos autores, exceto a seu pedido. O processo de revisão é, portanto, duplamente cego.

 

Decisão 

A decisão é fundamentada no parecer do Editor Executivo, com base nos relatórios dos revisores (um mínimo de dois). O editor-chefe decide então

- Aceitar de imediato;

- Solicitar uma revisão menor, em que os autores reveem o seu manuscrito para responder a preocupações específicas;

- Solicitar uma revisão maior, em que os autores reveem o seu manuscrito para responder a preocupações significativas e, potencialmente, realizar trabalho adicional;

- Rejeitar de imediato.

 

Revisão

Quando os árbitros ou o Editor solicitarem modificações ao manuscrito, o autor será convidado a apresentar uma revisão com um prazo indicado pelo Editor. Este processo pode ser repetido até que os revisores vejam todas as suas dúvidas adequadamente respondidas.

Os autores devem fornecer uma resposta ponto a ponto aos revisores, explicando como o manuscrito foi alterado. O manuscrito pode ser revisto pelos revisores originais ou não, à discrição do Editor. A revisão deve ser submetida na plataforma como uma resubmissão, utilizando o número de registo indicado anteriormente, e não como um novo manuscrito. 

 

Submissão final e aceitação

A aceitação do manuscrito para publicação significa que não existem mais problemas editoriais.  A data de recepção indicada no artigo é a data em que o original passou na primeira avaliação dos controlos de qualidade. A data de aceitação indicada no artigo é a data em que o editor enviou a carta de aceitação. Após a aceitação, são enviadas aos autores as provas do seu manuscrito. Só serão permitidas pequenas correções (título, lista de autores ou erros científicos). Todas as correções devem ser aprovadas pela equipa editorial. A BBR reserva-se o direito de tomar a decisão final relativamente a questões de estilo e ao tamanho das figuras.