Open Access
Artigo Original, Biomed Biopharm Res., 2023; 20(2):28-42
doi: 10.19277/bbr.20.2.327; Bilingue PDF [+]; html em inglês [EN]   

 

Desenvolvimento e Análise Sensorial de Bebidas à Base da Fruta da Adansonia Digitata L.

Agnelo Monteiro 1, Eduardo Gomes 1, Iuri Lopes 1, Sayra Bal 2, & Leandro Oliveira 3  ✉️

1 - School of Sciences and Health Technologies, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Av. Campo Grande 376, 1749-024 Lisbon, Portugal
2 - Department of Nutrition and Dietetics, Health Sciences Faculty, Istinye University, İstanbul 34010, Turkey
3 - CBIOS – Universidade Lusófona’s Research Center for Biosciences & Health Technologies, Campo Grande 376, 1749-024 Lisbon, Portugal

 

Resumo

O Baobá ou múcua é o fruto da árvore do Baobá (Adonsonia digitata L.), possui propriedades nutricionais e funcionais interessantes para a saúde humana. Este estudo tem como objetivo desenvolver, realizar a análise sensorial, e avaliar intenções de compra de duas bebidas de múcua por parte de uma amostra de adultos residentes em Portugal. As bebidas foram desenvolvidas contendo múcua, água, açúcar, e uma delas também foi adicionado aroma de baunilha. Os participantes foram recrutados na comunidade académica em maio de 2023. Os provadores avaliaram as características sensoriais das bebidas de múcua. A análise sensorial envolveu 45 provadores, estudantes universitários e residentes na área metropolitana de Lisboa, sendo que para 80% dos participantes esta foi a primeira vez que provaram múcua. Embora não tenham sido observadas diferenças significativas entre os atributos das bebidas quando comparadas, o aroma de baunilha obteve maior pontuação em sabor e doçura (mediana de 6 (4; 8) em ambos), enquanto a bebida sem baunilha obteve maior pontuação em sabor (mediana de 7 (4; 8). Foram identificados alguns atributos que precisam de melhorias, cerca de 30 % dos participantes apontou a textura como aspeto negativo em ambas as bebidas. Verificou-se também que os provadores estariam dispostos a consumir as bebidas semanalmente e a pagar cerca de 3€ por litro pelas mesmas. Estes resultados sugerem que as bebidas à base de múcua com e sem aroma de baunilha apresentam boa aceitação pelos provadores.

Palavras-chave: Múcua, baobá, bebidas, análise sensorial, inovação

Como Citar: Monteiro, A. et. al (2023) Development and Sensory Analysis of Adansonia Digitata L. Fruit-Based Beverages. Biomedical and Biopharmaceutical Research, 20(2), 28-42.

Correspondência autor: leandroliveira.nut@gmail.com 
Recebido: 27/10/2023; Aceite: 31/12/2023

 

Introdução

As bebidas à base de frutas têm sido uma parte essencial da indústria de alimentos e bebidas, proporcionando uma variedade de opções saborosas e nutritivas para consumidores em todo o mundo (1). Em 2022, o mercado global de sumos de frutas atingiu US$ 147,5 mil milhões (€ 160,8 mil milhões (2)). O mercado deverá crescer de forma constante nos próximos anos e, até 2028, deverá atingir US$ 189,9 mil milhões (€ 207,0 mil milhões (2)), apresentando uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 4,3% durante o período de 2022 a 2028. Nos próximos cinco anos, espera-se que o mercado de sumos de frutas e vegetais na Europa apresente um CAGR de 1,47% (3).

Contudo, num cenário competitivo e em constante evolução, a necessidade de inovação neste setor é mais premente do que nunca (4). A procura por novas ideias e práticas inovadoras tornou-se uma exigência para manter a relevância, atrair novos consumidores e enfrentar os desafios do século XXI (5).

Nos últimos dez anos, a investigação no sector alimentar concentrou-se em satisfazer as necessidades do mercado consumidor, desenvolvendo novas opções alimentares mais saudáveis. Os consumidores procuram cada vez mais produtos seguros e naturais, geralmente reconhecidos como seguros, produzidos através de tecnologias sustentáveis e propriedades funcionais específicas (6).

As bebidas de frutas com alto teor de açúcar e os ingredientes artificiais perderam espaço para alternativas mais saudáveis, com menos adição de açúcar e ingredientes naturais (5,7). A inovação no setor de bebidas de frutas pode concentrar-se no desenvolvimento de opções com teor reduzido de açúcar, ingredientes orgânicos e nutrientes adicionais para atender às procuras por parte de consumidores preocupados com a saúde (5,8). Além disso, a incorporação de ingredientes funcionais pode acrescentar valor nutricional e atratividade às bebidas de frutas, tornando-as não apenas saborosas, mas também benéficas à saúde (8).

Adansonia digitata é uma árvore decídua que faz parte da família Malvaceae (Bombacoideae), incluída no género Adansonia. Ela é comumente encontrada em regiões áridas ou semiáridas, predominando em áreas da África, Madagáscar e Austrália. Devido à sua morfologia distintiva, esta árvore é conhecida por vários nomes, sendo o mais comum “baobá” ou "imbondeiro” ou “embondeiro” (9). A múcua ou baobá é fruto da Adansonia digita L. (Figura 1) e, desde os tempos ancestrais, é valorizada como alimento e “remédio” pelas suas propriedades e benefícios para a saúde humana (10). Contudo, o crescimento urbano e a desmatação de áreas florestais colocaram o imbondeiro na lista vermelha das espécies ameaçadas de extinção em Angola, conforme alertado pelo diretor nacional da Biodiversidade do Ministério do Ambiente, em Luanda (11). O abate destas árvores além de pôr em risco a biodiversidade, põe em risco o rendimento de várias famílias que vivem da venda local dos seus frutos (11). Deste modo, sugere-se que a valorização da múcua (a nível regional e internacional) poderá contribuir para a preservação do imbondeiro, bem como incentivar o seu cultivo, e promover o desenvolvimento da economia rural em Africa (12). A múcua, quando madura, desidrata naturalmente na árvore e não necessita de nenhum processo artificial para conservar, a polpa da múcua tem sabor ácido levemente adocicado devido ao seu conteúdo de ácido málico, ácido cítrico, ácido tartárico, ácido ascórbico, ácido gálico e ácido succínico (13,14).

Figura 1 – Múcua (baobab): fruto e sementes. (Fonte: Rahul et al. 2015 (9))
bbr.20.2.327_Fig1

Em termos de composição nutricional, a múcua apresenta, por 100g de fruto seco: 39,2 g de amido, 7,9 g de glicose, 7,0 g de frutose, 1,7 g de sacarose, 0,5 g de lípidos, 3,0 g de proteínas, 80,3 g de fibras alimentares, 466 mg de vitamina C, 309 mg de cálcio; 775 mg de fósforo, 14,97 mg de ferro e 155 mg de magnésio. Possui também compostos bioativos como compostos fenólicos (fenóis totais: 702,39 mg/100 g de peso fresco de polpa de múcua) e carotenóides (total: 0,29 mg/100 g de peso fresco de polpa de múcua) (15). Estudos biológicos referem que a polpa da múcua tem efeito antidiabético, hepatoprotetor, antitumoral e cardioprotetor (15). As vantagens de desenvolver produtos alimentares utilizando polpa de múcua são diversas devido às suas propriedades nutricionais. Especificamente, a polpa desta fruta pode ser utilizada em gelados, iogurtes, produtos de panificação e pastelaria (9), bem como para o desenvolvimento de bebidas (16).

Em relação às bebidas múcua, poucos estudos foram encontrados na literatura (16-18). A maioria deles desenvolve as bebidas misturando 2,5-33,3% de polpa de múcua com outras frutas, como banana, abacaxi, ameixa preta e Tigernut (16,17). Destes estudos, apenas um foi realizado em Portugal (18), que utilizou a torrefação das sementes para desenvolver uma bebida semelhante ao café, contudo este contou com uma amostra pequena e em uma região específica onde a maioria dos participantes conhecia a fruta.

Na verdade, apesar das suas propriedades nutricionais e de saúde, a múcua ainda não é muito conhecida ou facilmente disponível em Portugal. Este é maioritariamente conhecido por elementos de comunidades africanas e afrodescendentes a residirem em Portugal, sendo comercializado em algumas lojas especializadas africanas. O objetivo deste estudo é desenvolver duas bebidas à base de múcua e realizar uma análise sensorial, avaliando especificamente a sua aceitabilidade, e explorer a vontade de potenciais consumidores em consumi-las.

Material e Métodos

Preparação de bebidas à base de múcua

A múcua em estudo foi adquirida num mercado local em Angola e trazida para Portugal. Foram observadas boas práticas de segurança alimentar durante o transporte, armazenamento e fornecimento da polpa da múcua para a formulação da bebida. Ambas as bebidas foram preparadas de acordo com uma receita tradicional africana, combinando os ingredientes listados na Tabela 1. A água foi colocada a ferver num recipiente, quando atingiu o ponto de ebulição foram adicionados os restantes ingredientes, procedendo-se à mistura manual dos mesmos durante 10 minutos em lume brando. Passado esse tempo as bebidas foram colocadas a arrefecer à temperatura ambiente durante 30 minutos, filtradas para retirada de alguns resíduos insolúveise, em seguida foram armazenadas sob refrigeração (0º-4ºC) até ao momento do consumo (provas). Ambas apresentaram composição semelhante, diferindo apenas na adição de aroma artificial de baunilha em uma das formulações. Escolheu-se o aroma de baunilha devido à sua ampla aceitação pelos consumidores e à sua versatilidade na combinação com diversas concentrações de açúcar e tipos de edulcorantes (25,26). Foi ainda calculado o custo por litro das bebidas à base de múcua, tendo apenas em conta o preço dos ingredientes num supermercado local em Angola.

Tabela 1 - Composition of the mucua-based beverages, without (A) and with (B) vanilla aroma.
bbr.20.2.327_Tab1

 

Análise sensorial

A análise sensorial consistiu num teste de aceitabilidade com provadores não treinados, incluindo estudantes e trabalhadores-estudantes da Universidade Lusófona - Lisboa, no final de maio de 2023. As amostras foram apresentadas individualmente em copos de papel descartáveis, acompanhadas de um questionário de avaliação sensorial online. O acesso ao questionário foi facultado através de um código QR previamente disponibilizado em formato papel. Os participantes poderiam preencher o questionário utilizando seus próprios smartphones ou tablets ou dispositivos fornecidos pelos pesquisadores.

O questionário foi adaptado de um estudo anterior sobre a análise sensorial do fruto da Adansonia digitata L. (Baobá) in natura (19), aplicado na mesma população-alvo. Este era composto por três seções: 1. Caracterização socioeconómica (sexo, idade, escolaridade, etc.); 2. Teste de aceitabilidade utilizando escala hedónica de 9 pontos (1 - desgostei muitíssimo; 9 - gostei muitíssimo); 3. Disponibilidade de consumo (frequência de consumo e disposição a pagar).

No teste de aceitabilidade, os provadores avaliaram as características sensoriais da múcua, a saber: aparência geral, cor, sabor, aroma, textura, doçura e acidez. A disponibilidade de consumo foi avaliada com a seguinte questão: “Até que ponto estaria disposto a consumir esta bebida [com ou sem aroma de baunilha] regularmente?” com respostas em uma escala de cinco pontos (1 - nada; 5 - muito). A frequência de consumo foi avaliada com a pergunta: “Com que frequência estaria disposto a consumir a bebida à base de múcua [com ou sem aroma de baunilha] se ela estivesse disponível no mercado a um preço acessível?” com respostas em escala de 8 pontos (1 - nunca; 8 - todos os dias). A disposição a pagar foi avaliada através da pergunta: “Qual o preço por litro que estaria disposto a pagar por esta bebida [com ou sem baunilha]?” com uma resposta aberta. Os procedimentos utilizados foram os recomendados por Teixeira (20) para análise sensorial, nomeadamente o fornecimento de 50 ml da amostra e o fornecimento de água para limpeza papilar durante a avaliação.

Aprovação ética

Este trabalho foi aprovado pela Comissão de Ética da Escola de Ciências e Tecnologias da Saúde da Universidade Lusófona (P15-23). Foram seguidas todas as orientações éticas estabelecidas pela Declaração de Helsínquia de 1964, bem como as alterações subsequentes e outras normas éticas equivalentes. Antes de participarem, todos os voluntários receberam informações completas sobre o estudo e deram o seu consentimento informado, plenamente esclarecidos sobre o objetivo e o procedimento do estudo. Para proteger a privacidade dos participantes, foi garantida a confidencialidade dos dados recolhidos, com a sua utilização exclusiva para este estudo, e assegurado o anonimato.

Análise estatística

A avaliação estatística deste estudo foi conduzida utilizando o software IBM SPSS Statistics, na versão 26 para o sistema operacional Windows. A análise descritiva abrangeu o cálculo de medianas e percentis (P25; P75), juntamente com a apresentação de frequências absolutas (n) e relativas (%). O teste exato de Fisher foi aplicado para verificar a independência entre as variáveis emparelhadas. Para a comparação das médias ordenadas entre amostras independentes, optou-se pelo teste de Mann-Whitney. A hipótese nula foi rejeitada quando o valor de p fosse inferior a 0,05.

Resultados e discussão

O objetivo deste trabalho foi criar duas bebidas à base de múcua e avaliá-las a nível sensorial, bem como estudar a sua aceitabilidade e interesse de compra por parte de potenciais consumidores.

Na altura em que este estudo foi realizado, a bebida à base de múcua com aroma de baunilha tinha um custo por litro de Kz 219,4 (€ 0.24) e a versão sem aroma de baunilha de Kz 140,8 (€ 0.15), respetivamente.

Na Tabela 2 é apresentada a caracterização sociodemográfica dos provadores. Este estudo envolveu 45 provadores, estudantes universitários e residentes na área metropolitana de Lisboa. A maioria era do sexo masculino (53,3%), portugueses (77,8%), com mediana de idade de 21 (19; 22,5) anos. Aproximadamente 90% deles gostam de experimentar novos alimentos. Para 80% dos participantes esta foi a primeira vez que provaram múcua.

Tabela 2 - Sociodemographic characteristics of the participants. 
bbr.20.2.327_Tab2

 

A Tabela 3 apresenta os resultados dos testes de aceitabilidade para a bebida de múcua com e sem aroma de baunilha. Para a bebida de múcua sem aroma de baunilha, o atributo sabor obteve a mediana mais alta, enquanto o atributo aparência obteve a mediana mais baixa. Por outro lado, para a bebida de múcua com baunilha, os atributos sabor, doçura e apreciação global obtiveram as medianas mais altas, enquanto os atributos aparência e cor obtiveram as medianas mais baixas. Não foram observadas diferenças significativas entre os atributos das bebidas de múcua com e sem aroma de baunilha.

Tabela 3 - Acceptability test of the mucua beverages without and with vanilla aroma (n=45).
bbr.20.2.327_Tab3

Estes resultados indicam que em ambos os casos o sabor da bebida de múcua foi muito apreciado pelos participantes. Além disso, a inclusão do aroma de baunilha pareceu realçar os atributos de sabor, doçura e apreciação geral da bebida de múcua. Porém, é importante ressaltar que os atributos aparência e cor receberam pontuações mais baixas, sugerindo que pode haver espaço para melhorias nos aspetos visuais da bebida. A presença do aroma de baunilha não impactou significativamente os atributos da bebida de múcua, indicando que a adição de baunilha não alterou drasticamente a apreciação global da bebida. Na verdade, a apreciação global e o sabor destas bebidas foram semelhantes aos de outro estudo com bebidas de múcua e tigernut (17), mas foram piores nos atributos de cor e aparência. Outro estudo (16), envolvendo misturas de sumos de frutas de múcua, abacaxi e ameixa preta, que também passou por análise sensorial, relatou pontuações mais baixas para sabor e apreciação geral quando comparado aos resultados atuais, onde uma bebida feita com 100% de múcua foi avaliado. Isto pode ser explicado pelo facto de estes estudos terem sido realizados em países africanos onde a múcua é bem conhecida e, portanto, os provadores estão familiarizados com o aspeto, cor, textura e sabor das frutas/bebidas de fruta, o que não é o caso com Portugal.

No estudo anterior realizado em Portugal (18), no qual foi desenvolvida uma bebida com múcua e outra com múcua e banana, constatou-se que a apreciação geral, o sabor e a doçura foram os atributos menos bem classificados para a bebida à base de múcua, ao contrário do nosso estudo. Neste estudo constatou-se também que os indivíduos que não conheciam a fruta atribuíram, em geral, pontuações mais baixas em comparação com aqueles que já conheciam a fruta. Isto pode explicar algumas pontuações baixas em alguns atributos, já que a maioria dos nossos provadores não conhecia a fruta.

Na Tabela 4 são apresentados aspetos positivos e negativos das bebidas de múcua com e sem aroma de baunilha. Os atributos positivos mencionados para as bebidas foram sabor, textura, aroma e doçura. Verificou-se que o sabor foi o aspeto positivo mais mencionado tanto nas bebidas com e sem aroma de baunilha. Isto sugere que estes elementos são os mais importantes para a apreciação global das bebidas entre os participantes. O facto de o sabor ter sido o atributo mais mencionado como aspeto positivo em ambas as bebidas reforça a sua importância para a análise sensorial, isto pode indicar que os participantes consideram o sabor como um determinante crucial da sua escolha e aceitação (21). Por outro lado, os atributos negativos mencionados para as bebidas foram aparência, textura, aroma, doçura, acidez e cor. A textura foi o aspeto negativo mais mencionado tanto nas bebidas com quanto sem aroma de baunilha, mais especificamente foi mencionado o fato de serem “muito espessas”. Isto sugere que a textura é um atributo que pode precisar de ajustes para melhorar a aceitação da bebida. Nenhum dos estudos encontrados em bebidas com múcua (16,17) avaliou o atributo textura da bebida, mas mais uma vez o fator familiaridade com as bebidas de frutas/múcua pode ter alguma influência. No entanto, no estudo de Kivoloka (18), avaliou-se o “corpo” da bebida, obtendo-se uma pontuação elevada, o que pode ser explicado pelo fato de a maioria dos provadores deste estudo ter familiaridade com a múcua.

Tabela 4 - Aspetos positivos e negativos das bebidas de múcua com e sem aroma de baunilha.
bbr.20.2.327_Tab4

 

Quanto à acidez, na verdade a múcua tem pH ácido (14) o que pode não ser atraente para alguns provadores.

Na Tabela 5 são apresentadas a disposição para consumir e a possível frequência de consumo de bebidas à base de múcua. A maioria dos provadores (64,4%) preferiu a bebida sem aroma de baunilha. Isto sugere que entre as opções disponíveis, a versão sem baunilha parece ter atraído mais participantes. Esta preferência pode estar relacionada ao sabor original da bebida de múcua ou a outras características sensoriais que são mais apreciadas quando não mascaradas pelo aroma de baunilha.

Tabela 5 - Disposição para consumir e frequência de consumo de bebidas à base de múcua.
bbr.20.2.327_Tab5

 

Se a bebida de múcua sem aroma de baunilha estivesse disponível no mercado a um preço acessível, 33,1% dos provadores estariam dispostos a consumi-la de 1 a 4 vezes por semana. No caso da bebida com aroma de baunilha, esse valor é de 35,7% para uma disposição de consumo de 1 a 4 vezes por semana. Parece haver um potencial interesse em incorporar esta bebida na rotina semanal do consumidor, caso seja oferecida a um preço competitivo. No caso de uma bebida sem aroma de baunilha, embora a proporção seja um pouco menor (33.1%), ainda há uma parcela substancial de provadores que demonstram interesse em consumi-la com a mesma frequência. Isso pode indicar que, apesar da preferência pela bebida de múcua com aroma de baunilha, existe um segmento de público que também aprecia a versão sem baunilha.

Quando questionados sobre o preço que pagariam por estas bebidas, apenas foram obtidas oito respostas, nenhuma das quais ultrapassava os 3€ por litro para ambas as bebidas. Isto sugere que, para garantir a aceitação e a viabilidade comercial destas bebidas, é importante considerar a sensibilidade dos preços ao consumidor e ajustar os preços em conformidade. Além disso, a decisão de comprar produtos de múcua pode depender das suas propriedades como o seu sabor agradável, e benefícios nutricionais (21). Neste sentido, dar a conhecer o fruto e as suas propriedades poderá ser importante para o lançamento de novos produtos de múcua, incluindo bebidas em Portugal. Importa ainda referir que o preço que os participantes estavam dispostos a pagar (3€/litro) é bastante superior face aos custos de produção das bebidas (ainda que esta estimativa tenha sido feita apenas com os custos diretos dos ingredientes e também a uma escala reduzida). Isto poderá ser um indicador de uma margem de lucro interessante com potencial de exploração de mercado.

Globalmente, estes resultados destacam a importância fundamental do sabor como fator positivo determinante na aceitação de bebidas, bem como a necessidade de abordar a questão da textura, que parece ser um aspeto negativo comum e proeminente. Isso pode orientar futuros ajustes nas formulações de bebidas, visando otimizar tanto a textura quanto o sabor, a fim de melhor atender às preferências dos consumidores. Além disso, a disposição para o consumo regular, desde que o preço seja acessível, ressalta a importância de equilibrar o valor percebido pelos consumidores com a comercialização dessas bebidas.

Também é importante mencionar algumas limitações deste estudo. O tamanho reduzido da amostra (n = 45) limita a representatividade dos resultados. Uma amostra maior poderia oferecer uma visão mais ampla das preferências e atitudes dos consumidores. No entanto, o tamanho da amostra deste estudo é suficiente para realizar a análise sensorial (20). Outra limitação fica evidente no perfil dos participantes, o estudo foi realizado com um grupo específico de participantes, nomeadamente estudantes (trabalhadores-estudantes) universitários. Isto pode limitar a generalização dos resultados para a população em geral, uma vez que diferentes grupos demográficos podem ter preferências diferente (22). Além disso, foram realizados testes de aceitabilidade em ambiente controlado, o que pode não refletir completamente a situação real do consumidor. As preferências e atitudes dos consumidores podem ser influenciadas pela embalagem dos alimentos, bem como por fatores contextuais fora do ambiente de teste, inclusive a avaliação subjetiva dos participantes sobre os atributos da bebida pode ser influenciada por fatores pessoais e expectativas individuais, o que pode introduzir vieses nas respostas (23,24). Ademais, a vontade de consumir bebidas pode não se traduzir necessariamente num comportamento real de compra no mercado. Finalmente, importa referir que o cálculo dos custos das bebidas de múcua não refletem o seu valor real, pois não foram incluídos custos de aquisição de equipamentos para produção em larga escala, recursos humanos, marketing, aluguer de espaços/ instalações, transporte, entre outros, que farão aumentar o seu custo de produção.. Estudos futuros com amostras maiores e diversas e métodos mais amplos podem ajudar a superar algumas dessas limitações. Um ponto forte a destacar é o facto de se ter utilizado o aroma a baunilha, este tem a capacidade de realçar a perceção de doçura e melhorar o sabor das bebidas, permitindo o desenvolvimento de bebidas com menos açúcar adicionado (25). Além disso, o aroma a baunilha apresenta este efeito mesmo quando combinado com edulcorantes (26). Deste modo, este estudo poderá servir de base para comparar e testar outro tipo de edulcorantes no desenvolvimento de bebidas à base de múcua com aroma a baunilha, e teor reduzido de açúcar ou mesmo sem açúcar.

Conclusões

Neste estudo foram desenvolvidas duas bebidas à base de múcua, uma com e outra sem aroma de baunilha. Apesar de não haver diferenças significativas entre os atributos das bebidas quando comparadas, a que contém aroma de baunilha obteve maior pontuação em aparência e doçura, enquanto a sem aroma de baunilha obteve maior pontuação em sabor. Foram identificados alguns atributos que precisam de melhorias, principalmente a textura. Verificou-se também que os provadores estariam dispostos a consumir as bebidas semanalmente e a pagar cerca de 3€ por litro pelas mesmas. Este estudo sugere uma potencial aceitação favorável por parte dos consumidores destas bebidas em Portugal; no entanto, são necessários mais estudos, especialmente um mais amplo e geograficamente diversificado para estabelecer uma análise de mercado mais robusta.

Declaração sobre as contribuições do autor

Conceção e supervisão, L.O.; recolha de dados, A.M., E.G. e I.L.; metodologia e análise formal, L.O.; redação, revisão e edição de L.O.; redação da preparação do rascunho original, L.O., S.B., A.M., E.G. e I.L. Todos os autores leram e concordaram com a versão publicada do manuscrito.

Financiamento

Este trabalho é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) através dos projetos DOI 10.54499/ UIDB/04567/2020 e DOI 10.54499/UIDP/04567/2020.

Agradecimentos

Os autores gostariam de expressar o seu agradecimento a todos os participantes.

Conflito de Interesses

Os autores declaram que não há relações financeiras e/ou pessoais que possam representar um potencial conflito de interesses.

 

Referências

1.    Moskowitz, H. R., Reisner, M., Itty, B., Katz, R., & Krieger, B. (2006). Steps towards a consumer-driven ‘concept innovation machine’ for food and drink. Food Quality and Preference, 17(7), 536-551. doi:https://doi.org/10.1016/j.foodqual.2006.01.002

2.    Banco de Portugal. (2023). Conversor de moeda. Retrieved from https://www.bportugal.pt/page/conversor-de-moeda

3.    Research and Markets. (2023). Fruit Juice Market: Global Industry Trends, Share, Size, Growth, Opportunity and Forecast 2023-2028. https://www.researchandmarkets.com/reports/5732908/fruit-juice-market-global-industry-trends

4.    Heng, Y., House, L. A., & Kim, H. (2018). The Competition of Beverage Products in Current Market: A Composite Demand Analysis. Agricultural and Resource Economics Review, 47(1), 118-131. doi:10.1017/age.2017.10

5.    Gupta, A., Sanwal, N., Bareen, M. A., Barua, S., Sharma, N., Joshua Olatunji, O., Opeyemi, Prakash, N. & Sahu, J. K. (2023). Trends in functional beverages: Functional ingredients, processing technologies, stability, health benefits, and consumer perspective. Food Research International, 170, 113046. doi:https://doi.org/10.1016/j.foodres.2023.113046

6.    Putnik, P., Pavlić, B., Šojić, B., Zavadlav, S., Žuntar, I., Kao, L., Kitonić, D., & Kovačević, D. B. (2020). Innovative Hurdle Technologies for the Preservation of Functional Fruit Juices. Foods, 9(6). doi:10.3390/foods9060699

8.    Chen, L., Wu, W., Zhang, N., Bak, K. H., Zhang, Y., & Fu, Y. (2022). Sugar reduction in beverages: Current trends and new perspectives from sensory and health viewpoints. Food Research International, 162, 112076. doi:https://doi.org/10.1016/j.foodres.2022.112076

8.    Vilas-Boas, A. A., Magalhães, D., Campos, D. A., Porretta, S., Dellapina, G., Poli, G., Istanbullu, Y., Demir, S., San Martín, Á. M., García-Gómez, P., Mohammed, R. S., Ibrahim, F. M., El Habbasha, E. S. & Pintado, M. (2022). Innovative Processing Technologies to Develop a New Segment of Functional Citrus-Based Beverages: Current and Future Trends. Foods, 11(23). doi:10.3390/foods11233859

9.    Rahul, J., Jain, M. K., Singh, S. P., Kamal, R. K., Anuradha, Naz, A., Gupta, A. K., & Mrityunjay, S. K. (2015). Adansonia digitata L. (baobab): a review of traditional information and taxonomic description. Asian Pacific Journal of Tropical Biomedicine, 5(1), 79-84. doi:https://doi.org/10.1016/S2221-1691(15)30174-X

10.    Abere, M., Eshete, A., & Alemu, A. (2022). Traditional uses and local management practices of Adansonia digitata L. in different ethnic groups of Quara wereda, North West low land of Ethiopia. Trees, Forests and People, 7, 100188. doi:https://doi.org/10.1016/j.tfp.2021.100188

11.    Jornal de Angola. (2019). Embondeiro na lista das espécies em extinção. Retrieved from https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/detalhes.php?id=425178

12.    Pander, H., & Cascais, A. (2016). Imbondeiros: frutos saudáveis e com potencial económico. Retrieved from https://www.dw.com/pt-002/frutos-dos-imbondeiros-j%C3%A1-d%C3%A3o-emprego-a-muitos-africanos/a-19451645

13.    Debelo, H., Fiecke, C., Terekhov, A., Reuhs, B., Hamaker, B., & Ferruzzi, M. G. (2023). Compositional analysis of phytochemicals and polysaccharides from Senegalese plant ingredients: Adansonia digitata (baobab), Moringa oleifera (moringa) and Hibsicus sabdariffa (hibiscus). NFS Journal, 32, 100144. doi:https://doi.org/10.1016/j.nfs.2023.100144

14.    Stadlmayr, B., Wanangwe, J., Waruhiu, C. G., Jamnadass, R., & Kehlenbeck, K. (2020). Nutritional composition of baobab (Adansonia digitata L.) fruit pulp sampled at different geographical locations in Kenya. Journal of Food Composition and Analysis, 94, 103617. doi:https://doi.org/10.1016/j.jfca.2020.103617

15.    Silva, M. L., Rita, K., Bernardo, M. A., Mesquita, M. F. d., Pintão, A. M., & Moncada, M. (2023). Adansonia digitata L. (Baobab) Bioactive Compounds, Biological Activities, and the Potential Effect on Glycemia: A Narrative Review. Nutrients, 15(9), 2170. https://doi.org/10.3390/nu15092170.

16.    Adedokun, T. O., Matemu, A., Höglinger, O., Mlyuka, E., & Adedeji, A. (2022). Evaluation of functional attributes and storage stability of novel juice blends from baobab, pineapple, and black-plum fruits. Heliyon, 8(5), e09340. doi:https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2022.e09340

17.    Badejo, A. A., Duyilemi, T. I., Falarunu, A. J., & Akande, O. A. (2020). Inclusion of Baobab (Adansonia digitata L.) Fruit Powder Enhances the Mineral Composition and Antioxidative Potential of Processed Tigernut (Cyperus esculentus) Beverages. Preventive Nutrition and Food Science, 25(4), 400-407. doi:10.3746/pnf.2020.25.4.400

18.    Kivoloka, F. (2015). Estudo para valorização da polpa do fruto da Adansonia digitata L. (Mestrado em Engenharia Alimentar - Qualidade e Segurança Alimentar). Universidade de Lisboa, Lisboa. http://hdl.handle.net/10284/3734

19.    Tomás, A., & Oliveira, L. (2023). Mucua: Sensory analysis of the fruit of Adansonia digitata L.(Baobab) in natura. Biomedical and Biopharmaceutical Research, 20(2), 1-11. https://www.alies.pt/BBR%20Editions/Vol-20-2-2023/bbr.20.2.318.pdf

20.    Teixeira, L. V. (2013). Análise sensorial na indústria de alimentos. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, 64(366), 10. Retrieved from https://www.revistadoilct.com.br/rilct/article/view/70

21.    Horlu, G. S. A., Egbadzor, K. F., Akuaku, J., & Akumah, A. M. (2023). Reasons influencing consumers’ choice of baobab (Adansonia digitata L.) products: Evidence from four countries in sub-Saharan Africa. Trees, Forests and People, 12, 100393. doi:https://doi.org/10.1016/j.tfp.2023.100393

22.    Livingstone, K. M., Lamb, K. E., Abbott, G., Worsley, T., & McNaughton, S. A. (2020). Ranking of meal preferences and interactions with demographic characteristics: a discrete choice experiment in young adults. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, 17(1), 157. doi:10.1186/s12966-020-01059-7

23.    Mouta, J. S., de Sá, N. C., Menezes, E., & Melo, L. (2016). Effect of institutional sensory test location and consumer attitudes on acceptance of foods and beverages having different levels of processing. Food Quality and Preference, 48, 262-267. doi:https://doi.org/10.1016/j.foodqual.2015.10.002

24.    Rai, S., Wai, P. P., Koirala, P., Bromage, S., Nirmal, N. P., Pandiselvam, R., . . . Mehta, N. K. (2023). Food product quality, environmental and personal characteristics affecting consumer perception toward food. Frontiers in Sustainable Food Systems, 7. doi:10.3389/fsufs.2023.1222760

25.    Bertelsen, A. S., Mielby, L. A., Alexi, N., Byrne, D. V., & Kidmose, U. (2020). Individual Differences in Sweetness Ratings and Cross-Modal Aroma-Taste Interactions. Foods (Basel, Switzerland), 9(2), 146. doi:10.3390/foods9020146

26.    Bertelsen, A. S., Zeng, Y., Mielby, L. A., Sun, Y.-X., Byrne, D. V., & Kidmose, U. (2021). Cross-modal Effect of Vanilla Aroma on Sweetness of Different Sweeteners among Chinese and Danish Consumers. Food Quality and Preference, 87, 104036. doi:https://doi.org/10.1016/j.foodqual.2020.104036

 

18.449MBMemory Usage384msRequest Duration
Joomla! Version4.4.11
PHP Version8.2.27
Identityguest
Response200
Templatecassiopeia
Database
Server
mysql
Version
5.7.32
Collation
latin1_swedish_ci
Conn Collation
utf8mb4_general_ci
$_GET
[]
$_POST
[]
$_SESSION
array:1 [ "joomla" => "***redacted***" ]
$_COOKIE
[]
$_SERVER
array:50 [ "CONTEXT_DOCUMENT_ROOT" => "/home/biomedi/public_html" "CONTEXT_PREFIX" => "" "DOCU...
session
array:3 [ "counter" => 1 "timer" => array:3 [ "start" => 1746191675 "last" => 1746191675...
registry
array:3 [ "data" => [] "initialized" => false "separator" => "." ]
user
array:18 [ "id" => 0 "name" => null "username" => null "email" => null "password" => "***r...
plg_system_languagefilter
array:1 [ "language" => "pt-PT" ]
  • afterLoad (4.01MB) (63.23ms)
  • afterInitialise (6.65MB) (133ms)
  • afterRoute (963.73KB) (18.18ms)
  • beforeRenderComponent com_content (1005.73KB) (21.45ms)
  • Before Access::preloadComponents (all components) (627.93KB) (13.47ms)
  • After Access::preloadComponents (all components) (102.45KB) (2.94ms)
  • Before Access::preloadPermissions (com_content) (424B) (35μs)
  • After Access::preloadPermissions (com_content) (115.2KB) (1.75ms)
  • Before Access::getAssetRules (id:289 name:com_content.article.188) (6.65KB) (44μs)
  • After Access::getAssetRules (id:289 name:com_content.article.188) (90.42KB) (673μs)
  • afterRenderComponent com_content (2.87MB) (61.2ms)
  • Before Access::getAssetRules (id:8 name:com_content) (175.45KB) (6.53ms)
  • After Access::getAssetRules (id:8 name:com_content) (1.28KB) (37μs)
  • afterDispatch (9.5KB) (1.85ms)
  • beforeRenderRawModule mod_menu (Main Menu PT) (252.52KB) (8.64ms)
  • afterRenderRawModule mod_menu (Main Menu PT) (855.45KB) (37.27ms)
  • beforeRenderModule mod_menu (Main Menu PT) (27.41KB) (1.09ms)
  • afterRenderModule mod_menu (Main Menu PT) (16.45KB) (396μs)
  • afterRender (330.43KB) (11.27ms)
  • 1 x afterInitialise (6.65MB) (34.61%)
    132.98ms
    1 x afterLoad (4.01MB) (16.46%)
    63.23ms
    1 x afterRenderComponent com_content (2.87MB) (15.93%)
    61.20ms
    1 x afterRenderRawModule mod_menu (Main Menu PT) (855.45KB) (9.7%)
    37.27ms
    1 x beforeRenderComponent com_content (1005.73KB) (5.58%)
    21.45ms
    1 x afterRoute (963.73KB) (4.73%)
    18.18ms
    1 x Before Access::preloadComponents (all components) (627.93KB) (3.51%)
    13.47ms
    1 x afterRender (330.43KB) (2.93%)
    11.27ms
    1 x beforeRenderRawModule mod_menu (Main Menu PT) (252.52KB) (2.25%)
    8.64ms
    1 x Before Access::getAssetRules (id:8 name:com_content) (175.45KB) (1.7%)
    6.53ms
    1 x After Access::preloadComponents (all components) (102.45KB) (0.76%)
    2.94ms
    1 x afterDispatch (9.5KB) (0.48%)
    1.85ms
    1 x After Access::preloadPermissions (com_content) (115.2KB) (0.46%)
    1.75ms
    1 x beforeRenderModule mod_menu (Main Menu PT) (27.41KB) (0.28%)
    1.09ms
    1 x After Access::getAssetRules (id:289 name:com_content.article.188) (90.42KB) (0.18%)
    673μs
    1 x afterRenderModule mod_menu (Main Menu PT) (16.45KB) (0.1%)
    396μs
    1 x Before Access::getAssetRules (id:289 name:com_content.article.188) (6.65KB) (0.01%)
    44μs
    1 x After Access::getAssetRules (id:8 name:com_content) (1.28KB) (0.01%)
    37μs
    1 x Before Access::preloadPermissions (com_content) (424B) (0.01%)
    35μs
28 statements were executed, 2 of which were duplicates, 26 unique23.75ms333.52KB
  • SELECT @@SESSION.sql_mode;183μs968B/libraries/vendor/joomla/database/src/Mysqli/MysqliDriver.php:334Copy
  • SELECT `data` FROM `g6vzf_session` WHERE `session_id` = ?277μs1008BParams/libraries/vendor/joomla/session/src/Handler/DatabaseHandler.php:261Copy
  • SELECT `session_id` FROM `g6vzf_session` WHERE `session_id` = :session_id LIMIT 1385μs1.3KBParams/libraries/src/Session/MetadataManager.php:187Copy
  • INSERT INTO `g6vzf_session` (`session_id`,`guest`,`time`,`userid`,`username`,`client_id`) VALUES (:session_id, :guest, :time, :user_id, :username, :client_id)979μs944BParams/libraries/src/Session/MetadataManager.php:260Copy
  • SELECT `extension_id` AS `id`,`element` AS `option`,`params`,`enabled` FROM `g6vzf_extensions` WHERE `type` = 'component' AND `state` = 0 AND `enabled` = 1888μs1.61KB/libraries/src/Component/ComponentHelper.php:399Copy
  • SELECT `id`,`rules` FROM `g6vzf_viewlevels`398μs656B/libraries/src/Access/Access.php:955Copy
  • SELECT `b`.`id` FROM `g6vzf_usergroups` AS `a` LEFT JOIN `g6vzf_usergroups` AS `b` ON `b`.`lft` <= `a`.`lft` AND `b`.`rgt` >= `a`.`rgt` WHERE `a`.`id` = :guest433μs1.33KBParams/libraries/src/Access/Access.php:868Copy
  • SELECT `folder` AS `type`,`element` AS `name`,`params` AS `params`,`extension_id` AS `id` FROM `g6vzf_extensions` WHERE `enabled` = 1 AND `type` = 'plugin' AND `state` IN (0,1) AND `access` IN (:preparedArray1,:preparedArray2) ORDER BY `ordering`1.84ms3.48KBParams/libraries/src/Plugin/PluginHelper.php:294Copy
  • SELECT * FROM `g6vzf_languages` WHERE `published` = 1 ORDER BY `ordering` ASC392μs2.23KB/libraries/src/Language/LanguageHelper.php:142Copy
  • SELECT `element`,`name`,`client_id`,`extension_id` FROM `g6vzf_extensions` WHERE `type` = 'language' AND `state` = 0 AND `enabled` = 1356μs784B/libraries/src/Language/LanguageHelper.php:213Copy
  • SELECT `m`.`id`,`m`.`menutype`,`m`.`title`,`m`.`alias`,`m`.`note`,`m`.`link`,`m`.`type`,`m`.`level`,`m`.`language`,`m`.`browserNav`,`m`.`access`,`m`.`params`,`m`.`home`,`m`.`img`,`m`.`template_style_id`,`m`.`component_id`,`m`.`parent_id`,`m`.`path` AS `route`,`e`.`element` AS `component` FROM `g6vzf_menu` AS `m` LEFT JOIN `g6vzf_extensions` AS `e` ON `m`.`component_id` = `e`.`extension_id` WHERE ( (`m`.`published` = 1 AND `m`.`parent_id` > 0 AND `m`.`client_id` = 0) AND (`m`.`publish_up` IS NULL OR `m`.`publish_up` <= :currentDate1)) AND (`m`.`publish_down` IS NULL OR `m`.`publish_down` >= :currentDate2) ORDER BY `m`.`lft`3.59ms183.3KBParams/libraries/src/Menu/SiteMenu.php:166Copy
  • SELECT `id`,`home`,`template`,`s`.`params`,`inheritable`,`parent` FROM `g6vzf_template_styles` AS `s` LEFT JOIN `g6vzf_extensions` AS `e` ON `e`.`element` = `s`.`template` AND `e`.`type` = 'template' AND `e`.`client_id` = `s`.`client_id` WHERE `s`.`client_id` = 0 AND `e`.`enabled` = 1673μs864B/administrator/components/com_templates/src/Model/StyleModel.php:773Copy
  • SELECT `id`,`name`,`rules`,`parent_id` FROM `g6vzf_assets` WHERE `name` IN (:preparedArray1,:preparedArray2,:preparedArray3,:preparedArray4,:preparedArray5,:preparedArray6,:preparedArray7,:preparedArray8,:preparedArray9,:preparedArray10,:preparedArray11,:preparedArray12,:preparedArray13,:preparedArray14,:preparedArray15,:preparedArray16,:preparedArray17,:preparedArray18,:preparedArray19,:preparedArray20,:preparedArray21,:preparedArray22,:preparedArray23,:preparedArray24,:preparedArray25,:preparedArray26,:preparedArray27,:preparedArray28,:preparedArray29,:preparedArray30,:preparedArray31,:preparedArray32,:preparedArray33,:preparedArray34,:preparedArray35,:preparedArray36,:preparedArray37,:preparedArray38,:preparedArray39)1.94ms7.44KBParams/libraries/src/Access/Access.php:357Copy
  • SELECT `id`,`name`,`rules`,`parent_id` FROM `g6vzf_assets` WHERE `name` LIKE :asset OR `name` = :extension OR `parent_id` = 0864μs5.48KBParams/libraries/src/Access/Access.php:301Copy
  • SHOW FULL COLUMNS FROM `g6vzf_content`822μs1.77KB/libraries/vendor/joomla/database/src/Mysqli/MysqliDriver.php:625Copy
  • UPDATE `g6vzf_content` SET `hits` = (`hits` + 1) WHERE `id` = '188'1.15ms48B/libraries/src/Table/Table.php:1325Copy
  • SELECT `a`.`id`,`a`.`asset_id`,`a`.`title`,`a`.`alias`,`a`.`introtext`,`a`.`fulltext`,`a`.`state`,`a`.`catid`,`a`.`created`,`a`.`created_by`,`a`.`created_by_alias`,`a`.`modified`,`a`.`modified_by`,`a`.`checked_out`,`a`.`checked_out_time`,`a`.`publish_up`,`a`.`publish_down`,`a`.`images`,`a`.`urls`,`a`.`attribs`,`a`.`version`,`a`.`ordering`,`a`.`metakey`,`a`.`metadesc`,`a`.`access`,`a`.`hits`,`a`.`metadata`,`a`.`featured`,`a`.`language`,`fp`.`featured_up`,`fp`.`featured_down`,`c`.`title` AS `category_title`,`c`.`alias` AS `category_alias`,`c`.`access` AS `category_access`,`c`.`language` AS `category_language`,`fp`.`ordering`,`u`.`name` AS `author`,`parent`.`title` AS `parent_title`,`parent`.`id` AS `parent_id`,`parent`.`path` AS `parent_route`,`parent`.`alias` AS `parent_alias`,`parent`.`language` AS `parent_language`,ROUND(`v`.`rating_sum` / `v`.`rating_count`, 1) AS `rating`,`v`.`rating_count` AS `rating_count` FROM `g6vzf_content` AS `a` INNER JOIN `g6vzf_categories` AS `c` ON `c`.`id` = `a`.`catid` LEFT JOIN `g6vzf_content_frontpage` AS `fp` ON `fp`.`content_id` = `a`.`id` LEFT JOIN `g6vzf_users` AS `u` ON `u`.`id` = `a`.`created_by` LEFT JOIN `g6vzf_categories` AS `parent` ON `parent`.`id` = `c`.`parent_id` LEFT JOIN `g6vzf_content_rating` AS `v` ON `a`.`id` = `v`.`content_id` WHERE ( (`a`.`id` = :pk AND `c`.`published` > 0 AND `a`.`language` IN (:preparedArray1,:preparedArray2)) AND (`a`.`publish_up` IS NULL OR `a`.`publish_up` <= :publishUp)) AND (`a`.`publish_down` IS NULL OR `a`.`publish_down` >= :publishDown) AND `a`.`state` IN (:preparedArray3,:preparedArray4)859μs95.44KBParams/components/com_content/src/Model/ArticleModel.php:215Copy
  • SELECT `c`.`id`,`c`.`asset_id`,`c`.`access`,`c`.`alias`,`c`.`checked_out`,`c`.`checked_out_time`,`c`.`created_time`,`c`.`created_user_id`,`c`.`description`,`c`.`extension`,`c`.`hits`,`c`.`language`,`c`.`level`,`c`.`lft`,`c`.`metadata`,`c`.`metadesc`,`c`.`metakey`,`c`.`modified_time`,`c`.`note`,`c`.`params`,`c`.`parent_id`,`c`.`path`,`c`.`published`,`c`.`rgt`,`c`.`title`,`c`.`modified_user_id`,`c`.`version`, CASE WHEN CHAR_LENGTH(`c`.`alias`) != 0 THEN CONCAT_WS(':', `c`.`id`, `c`.`alias`) ELSE `c`.`id` END as `slug` FROM `g6vzf_categories` AS `s` INNER JOIN `g6vzf_categories` AS `c` ON (`s`.`lft` < `c`.`lft` AND `c`.`lft` < `s`.`rgt` AND `c`.`language` IN (:preparedArray3,:preparedArray4)) OR (`c`.`lft` <= `s`.`lft` AND `s`.`rgt` <= `c`.`rgt`) WHERE (`c`.`extension` = :extension OR `c`.`extension` = 'system') AND `c`.`access` IN (:preparedArray1,:preparedArray2) AND `c`.`published` = 1 AND `s`.`id` = :id ORDER BY `c`.`lft`761μs3.97KBParams/libraries/src/Categories/Categories.php:375Copy
  • SELECT `m`.`tag_id`,`t`.* FROM `g6vzf_contentitem_tag_map` AS `m` INNER JOIN `g6vzf_tags` AS `t` ON `m`.`tag_id` = `t`.`id` WHERE `m`.`type_alias` = :contentType AND `m`.`content_item_id` = :id AND `t`.`published` = 1 AND `t`.`access` IN (:preparedArray1,:preparedArray2)521μs3.97KBParams/libraries/src/Helper/TagsHelper.php:388Copy
  • SELECT `c`.`id`,`c`.`asset_id`,`c`.`access`,`c`.`alias`,`c`.`checked_out`,`c`.`checked_out_time`,`c`.`created_time`,`c`.`created_user_id`,`c`.`description`,`c`.`extension`,`c`.`hits`,`c`.`language`,`c`.`level`,`c`.`lft`,`c`.`metadata`,`c`.`metadesc`,`c`.`metakey`,`c`.`modified_time`,`c`.`note`,`c`.`params`,`c`.`parent_id`,`c`.`path`,`c`.`published`,`c`.`rgt`,`c`.`title`,`c`.`modified_user_id`,`c`.`version`, CASE WHEN CHAR_LENGTH(`c`.`alias`) != 0 THEN CONCAT_WS(':', `c`.`id`, `c`.`alias`) ELSE `c`.`id` END as `slug` FROM `g6vzf_categories` AS `s` INNER JOIN `g6vzf_categories` AS `c` ON (`s`.`lft` < `c`.`lft` AND `c`.`lft` < `s`.`rgt` AND `c`.`language` IN (:preparedArray3,:preparedArray4)) OR (`c`.`lft` <= `s`.`lft` AND `s`.`rgt` <= `c`.`rgt`) WHERE (`c`.`extension` = :extension OR `c`.`extension` = 'system') AND `c`.`access` IN (:preparedArray1,:preparedArray2) AND `c`.`published` = 1 AND `s`.`id` = :id ORDER BY `c`.`lft`859μs3.97KBParams/libraries/src/Categories/Categories.php:375Copy
  • SELECT DISTINCT a.id, a.title, a.name, a.checked_out, a.checked_out_time, a.note, a.state, a.access, a.created_time, a.created_user_id, a.ordering, a.language, a.fieldparams, a.params, a.type, a.default_value, a.context, a.group_id, a.label, a.description, a.required, a.only_use_in_subform,l.title AS language_title, l.image AS language_image,uc.name AS editor,ag.title AS access_level,ua.name AS author_name,g.title AS group_title, g.access as group_access, g.state AS group_state, g.note as group_note FROM g6vzf_fields AS a LEFT JOIN `g6vzf_languages` AS l ON l.lang_code = a.language LEFT JOIN g6vzf_users AS uc ON uc.id=a.checked_out LEFT JOIN g6vzf_viewlevels AS ag ON ag.id = a.access LEFT JOIN g6vzf_users AS ua ON ua.id = a.created_user_id LEFT JOIN g6vzf_fields_groups AS g ON g.id = a.group_id LEFT JOIN `g6vzf_fields_categories` AS fc ON fc.field_id = a.id WHERE ( (`a`.`context` = :context AND (`fc`.`category_id` IS NULL OR `fc`.`category_id` IN (:preparedArray1,:preparedArray2)) AND `a`.`access` IN (:preparedArray3,:preparedArray4)) AND (`a`.`group_id` = 0 OR `g`.`access` IN (:preparedArray5,:preparedArray6)) AND `a`.`state` = :state) AND (`a`.`group_id` = 0 OR `g`.`state` = :gstate) AND `a`.`only_use_in_subform` = :only_use_in_subform AND `a`.`language` IN (:preparedArray7,:preparedArray8) ORDER BY a.ordering ASC1.08ms4.81KBParams/libraries/src/MVC/Model/BaseDatabaseModel.php:166Copy
  • SELECT `language`,`id` FROM `g6vzf_menu` WHERE `home` = '1' AND `published` = 1 AND `client_id` = 0612μs592B/libraries/src/Language/Multilanguage.php:123Copy
  • SELECT `c2`.`language`,`c2`.`id` FROM `g6vzf_menu` AS `c` INNER JOIN `g6vzf_associations` AS `a` ON `a`.`id` = `c`.`id` AND `a`.`context` = :context INNER JOIN `g6vzf_associations` AS `a2` ON `a`.`key` = `a2`.`key` INNER JOIN `g6vzf_menu` AS `c2` ON `a2`.`id` = `c2`.`id` WHERE `c`.`id` = :id590μs1.41KBParams/libraries/src/Language/Associations.php:145Copy
  • SELECT `c2`.`language`,CONCAT_WS(':', `c2`.`id`, `c2`.`alias`) AS `id`,CONCAT_WS(':', `ca`.`id`, `ca`.`alias`) AS `catid` FROM `g6vzf_content` AS `c` INNER JOIN `g6vzf_associations` AS `a` ON `a`.`id` = `c`.`id` AND `a`.`context` = :context INNER JOIN `g6vzf_associations` AS `a2` ON `a`.`key` = `a2`.`key` INNER JOIN `g6vzf_content` AS `c2` ON `a2`.`id` = `c2`.`id` INNER JOIN `g6vzf_categories` AS `ca` ON `c2`.`catid` = `ca`.`id` AND `ca`.`extension` = :extension2 WHERE `c`.`id` = :id AND c2.access IN (1,5) AND c2.language != 'pt-PT' AND (c2.publish_up IS NULL OR c2.publish_up <= '2025-05-02 13:14:35') AND (c2.publish_down IS NULL OR c2.publish_down >= '2025-05-02 13:14:35') AND c2.state = 1809μs1.48KBParams/libraries/src/Language/Associations.php:145Copy
  • SELECT `m`.`id`,`m`.`title`,`m`.`module`,`m`.`position`,`m`.`content`,`m`.`showtitle`,`m`.`params`,`mm`.`menuid` FROM `g6vzf_modules` AS `m` LEFT JOIN `g6vzf_modules_menu` AS `mm` ON `mm`.`moduleid` = `m`.`id` LEFT JOIN `g6vzf_extensions` AS `e` ON `e`.`element` = `m`.`module` AND `e`.`client_id` = `m`.`client_id` WHERE ( ( (`m`.`published` = 1 AND `e`.`enabled` = 1 AND `m`.`client_id` = :clientId AND `m`.`access` IN (:preparedArray1,:preparedArray2)) AND (`m`.`publish_up` IS NULL OR `m`.`publish_up` <= :publishUp)) AND (`m`.`publish_down` IS NULL OR `m`.`publish_down` >= :publishDown)) AND (`mm`.`menuid` = :itemId OR `mm`.`menuid` <= 0) AND `m`.`language` IN (:preparedArray3,:preparedArray4) ORDER BY `m`.`position`,`m`.`ordering`1.27ms1.86KBParams/libraries/src/Cache/Controller/CallbackController.php:51Copy
  • SELECT SUM(CASE WHEN `a`.`next_execution` <= :now THEN 1 ELSE 0 END) AS due_count,SUM(CASE WHEN `a`.`locked` IS NULL THEN 0 ELSE 1 END) AS locked_count FROM `g6vzf_scheduler_tasks` AS `a` WHERE `a`.`state` = 1384μs1.37KBParams/administrator/components/com_scheduler/src/Model/TasksModel.php:517Copy
  • SELECT `session_id` FROM `g6vzf_session` WHERE `session_id` = ?273μs1KBParams/libraries/vendor/joomla/session/src/Handler/DatabaseHandler.php:291Copy
  • UPDATE `g6vzf_session` SET `data` = ? , `time` = ? WHERE `session_id` = ?559μs592BParams/libraries/vendor/joomla/session/src/Handler/DatabaseHandler.php:318Copy